quarta-feira, 30 de março de 2011

Eu quero ser artista!

Você já ouviu essa frase do seu filho? Então fique atento ao mini talento que você tem em casa. O resultado pode ser tão bacana quanto o da nossa parceira nesta estação, a artista Anna Anjos, que assina as estampas da nossa coleção "A Lenda do Tambor Africano". Batemos um papo com a Anna e olha o que ela contou pra nós:
Mini Humanos: Anna, quando você começou a desenhar?
Anna Anjos: Desde os 2 anos de idade eu já desenhava. Ou melhor, eu rabiscava muito (rs). Sempre fui apaixonada por cores e me lembro de passar várias tardes ouvindo de Chico Buarque a Pink Floyd ao lado do meu pai, que era desenhista. A partir de então fui tomando mais contato com aquele universo criativo e experimentando pouco a pouco os materiais de desenho. Sem dúvida esse foi um período muito frutífero da minha infância.

MH: Como e com que idade você decidiu ser artista?
AA: Eu sempre soube de uma certa forma que meu caminho estava na área de criação. Tudo o que eu sempre quis foi desenhar muito durante toda minha vida. Essa sempre foi minha verdadeira paixão mas, até então, isso sempre foi um sonho.
Em 2006, após me graduar no curso de Design Gráfico, resolvi arriscar em trabalhar como ilustradora freelancer. Apesar de ter sido muito difícil no início, eu procurei sempre me manter focada nesse objetivo; fazer o sonho virar minha realidade.
MH: Seus pais te apoiaram? E seus professores e amigos?
AA: Sempre contei com o apoio dos meus pais e meus amigos. Meus professores já percebiam meu interesse por criação. Eu me lembro das aulas de Educação Artística no primário; eu e outros poucos alunos tinham gosto pelas aulas (rs).
Acho muito importante que os pais e professores tenham essa sensibilidade em perceber a natureza da criança, sua personalidade; o que ela gosta de fazer e investir em suas potencialidades, tendo sempre a liberdade para experimentar o novo e descobrir o que a faz sentir feliz. Tive muita sorte nesse ponto, pois o convívio com meu pai (que sempre desenhou) nos meus primeiros anos de vida foram relevantes em minha formação.

MH: Pra ser artista, precisa saber desenhar muito bem? E tem que treinar muito?
AA: Não. O conceito de "bem" e "mal" não se aplicam na técnica da arte, mas sim no conceito que ela carrega dentro de si; daí tantos estilos e técnicas diferentes. O amadurecimento vem com o tempo, depois de muito treino e de muita pesquisa também. Porque é muito importante que o artista (plástico, designer, ilustrador) esteja interado com os temas que preenchem seu universo artístico; é a fonte da qual ele vai alimentar sua arte. E é isso que propicia o amadurecimento de um artista.

MH: O que vc falaria pro mini pessoal que adora desenhar, pintar, colorir e que gostaria de ser artista também?
AA: Vamos colorir todo o mundo com as cores que carregamos dentro de nós!
Obrigada Anna! Adoramos o papo e a parceria!

Pra conhecer mais o trabalho da Anna:
Anna Anjos
Arte-ilustradora
Site oficial: www.annaanjos.com
Blog: annaanjos.blogspot.com
OBS: No blog a Anna mostra seu trabalho passo a passo! Muuuuito legal!

Um comentário:

Poesia do Bem disse...

ADOREIIIIIIIIIIIIIII ESTAMPAS LINDAS DA COLEÇÃO LENDAS DO TAMBOR